sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Carta para CMA - obras na EB1 da Vera-Cruz

(enviada por email em 18.09.2009)
C/C a Sr. Vereador da Educação Sra. Coordenadora da Escola EB1 da Vera Cruz Sr. Director do Agrupamento de Escolas de Aveiro

Exmº Sr. António Direito
Chefe de Divisão de Educação do Município de Aveiro

A APEVECA, no seguimento da reunião efectuada no dia 02.07.09 com o Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, em que ficou acordada a execução pela CMA de obras de melhoramento do piso exterior da Escola EB 1 da Vera Cruz, e subsequente início das mesmas, no cumprimento de projecto que nos foi enviado em 22.07.09 pelo Sr. António Direito, estando aquelas ainda por concluir, vem expor o seguinte:

Conforme fomos então informados, foi por essa Divisão de Educação sugerida a colocação de pavimentação com pedra-do-chão (blocos de cimento, já colocados no local), o preenchimento de canteiros com casca de pinheiro e a plantação de mais duas árvores. No projecto então enviado, era sugerida também a plantação de sebes, junto ao muro da escola.

Actualmente, foi já colocada a pavimentação em blocos de cimento, no piso exterior frontal direito da escola, bem como foram abertas 3 caixas em cimento, com plantação de 3 ameixoeiras e enchimento em terra.

Após a reunião desta Associação de Pais com a Srª Coordenadora da Escola EB1 da Vera Cruz, Drª Maria Manuel, a consulta de vários Pais e Encarregados de Educação desta escola e a recolha de alguns pareceres técnicos nesta área, no sentido de contribuir e ajudar no melhoramento do espaço físico exterior de uma forma durável e permanente, vimos pelo presente solicitar que, na conclusão das mencionadas obras (que esperamos seja breve), sejam contempladas as seguintes alterações:


- substituição da colocação de casca de pinheiro e plantação de sebes no canteiro grande, executado com estas obras, encostado ao muro, por enchimento a terra e plantação de gramão/relva. Na verdade, o canteiro é grande, funcionará, com as chuvas, como lago, e as cascas de pinheiro não nos parecem adequadas, já que poderão constituir objectos de arremesso para as crianças e são também pouco duráveis no tempo. Por outro lado, a plantação de sebe junto do muro poderá vir a destruir o mesmo. Cremos que um espaço verde (relvado) será a solução ideal, sendo certo que o gramão tem bastante resistência aos diversos climas e à acção dos homens;
- substituição da colocação de casca de pinheiro nos 3 canteiros das árvores entretanto plantadas por grelhas de protecção plastificadas, fixas à margem de cimento e niveladas com o piso de cimento, por forma a permitir a rega mas impedir a saída da terra para fora dos canteiros e as quedas/tropeções das crianças e utentes do espaço;
- pavimentação em blocos de cimento da área lateral esquerda em frente da escola, pelo menos até à entrada/porta frontal da escola, como por nós já anteriormente sugerido. Na verdade, são poucos metros quadrados que faltam, que continuam com o piso de pó existente, mesmo à entrada da escola, e que não permitem a limpeza dessa zona.

Lembramos ainda que, com as primeiras chuvas, verificámos já o “empoçamento” do piso colocado em blocos de cimento, pelo que alertamos para a eventualidade de o escoamento das águas não estar a ser assegurado.

Na expectativa da s/ atenção para o solicitado, ficamos a aguardar uma resposta breve.

O Conselho Executivo da APEVECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.