segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

"Instrumentos de Intervenção em Neuro(Educação) - Sebenta MegaMente & Compêndio Aptamente"

18 Março 2017 (sábado) |  Lisboa – Parque das Nações
Prof. Doutora Fernanda Bastos
A Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente consistem em 2 instrumentos de caráter psicopedagógico no âmbito da intervenção na área da Neuro(Educação), dado que visam o enriquecimento, a estimulação, a reabilitação e o treino do potencial cognitivo da população com Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou com Dificuldades na Aprendizagem (DA), tendo por base um conjunto diversificado de desafios cognitivos. A aplicação destes instrumentos objetiva a alteração do potencial cognitivo em áreas como: competências executivas; memória; processos atencionais; competências ou processos percetivos; evocação e registo da informação; organização da linguagem compreensiva e expressiva; raciocínio numérico, entre outras áreas.
Dada a sua importância para a população considerada em desvantagem cognitiva ou cognitivamente disfuncional, estas obras procuram assumir uma particular importância no panorama da Educação Especial (em particular no apoio aos professores). Contudo, é igualmente extensível aos psicólogos, terapeutas e outra especificidade de técnicos que contactem diretamente com esta franja populacional. São obras igualmente direcionadas para todos os pais que pretendam maximizar o potencial cognitivo do seu educando, caso este apresente dificuldades nesta área específica. 
São instrumentos de caráter teórico-prático – com maior ênfase no último – para que possam ser aplicados quer em contexto escolar, quer em contexto institucional, quer ainda em contexto familiar

Data e Horário: 18 de março 2017 (sábado), das 10 às 17 h

Local: Escola Superior Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)

Objetivos
- Apresentar uma breve contextualização / enquadramento temático;
- Proceder a uma breve abordagem às principais bases teóricas das obras;
- Sensibilizar os formandos para a relevância desta temática;
- Promover a vivência de situações práticas de análise aos dois instrumentos psicopedagógicos, através do seu contacto direto, análise, manuseamento e realização de alguns desafios cognitivos;
- Proporcionar aos formandos ferramentas de apoio, nesta área específica;
- Contribuir para a melhoria das práticas psicopedagógicas.

Conteúdos Programáticos
1. Instrumentos psicopedagógicos Sebenta MegaMente & Compêndio AptaMente
- A origem científica dos instrumentos – breve abordagem
- Os fatores basilares à sua construção
- Potencialidades e limitações à sua aplicabilidade
2. Processamento e integração do potencial cognitivo
- Processamento e integração do potencial cognitivo – breve abordagem
- Conceptualização de Défice Cognitivo moderado – breve abordagem
- Conceptualização de Dificuldades de Aprendizagem – breve abordagem
3. Contributos da Ciência de maior significância na construção das obras
- Contributos Vygotskeanos
- Contributos Feuersteneanos
- Contributos Piagetianos
- Outros contributos da Ciência
4. Os instrumentos Sebenta MegaMente & Compêndio AptaMente
- Apresentação da estrutura de cada obra
- Objetivos científico-psicopedagógicos
- Sebenta MegaMente-Apresentação e Utilização
- Compêndio AptaMente - Apresentação e Utilização

Formador
Prof. Doutora Fernanda Bastos

- Doutorada em Educação;
- Mestre em Educação Especial;
- Especializada em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor;
- Professora e Coordenadora de Educação Especial;
- Licenciada em Educação;
- Professora Adjunta Convidada a lecionar o Mestrado em Educação Especial na Escola Superior de Educação de Castelo Branco;
- Autora das obras Sebenta MegaMente e Compêndio AptaMente.

Metodologia
A sessão estruturar-se-á da seguinte forma:
- Uma componente teórica complementada por meios audiovisuais, envolvendo uma metodologia de caráter expositivo assente na reflexão, na partilha de experiências e no debate referente à temática, à própria natureza e ao propósito de cada um dos instrumentos.
- Uma componente prática, tendo por base o contacto e a manipulação dos dois instrumentos [Sebenta MegaMente & Compêndio AptaMente] com a consequente realização de desafios cognitivos, para melhor compreensão e ulterior aplicação em contexto relacional e interventivo.

Nota Informativa
Esta formação/workshop pressupõe a aquisição das obras, uma vez que a componente prática da sessão tem por base o contacto e a manipulação das mesmas para melhor compreensão sobre a sua conceptualização e prática. Os formandos terão um desconto de 20%. Saiba mais clicando aqui.

Destinatários
- Professores de Educação Especial e Estudantes de cursos das áreas de Educação Especial;
- Professores de todos os níveis (educação e de ensino);
- Psicólogos e  Estudantes de cursos de Psicologia;
- Pais ou outros elementos familiares;
- Outros elementos interessados nesta área..

Nº de participantes
            35  (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)

Preço de Inscrição
    Até 11 Mar. 2017 - 75 €;   Após 11 Mar. 2017 - 100 €
- Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (28 fev. e 30 mar. ’17).
Nota: O(s) cheque(s) deve(m) ser passado(s) à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  
Em Alternativa, pode efetuar o pagamento por transferência bancária. O nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Neste caso, solicitamos que nos envie o comprovativo da transferência, para que tenhamos conhecimento da proveniência do dinheiro (pode ser por email).
    Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.  

Organização e Secretariado
    Oficina Didáctica
    Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
    1250-090 Lisboa
    Tel.: 213  872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt
Visite   www.oficinadidactica.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.