18 Março 2017 (sábado) | Lisboa – Parque das Nações
Prof. Doutora Fernanda Bastos
A Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente consistem em 2 instrumentos de caráter psicopedagógico no âmbito da intervenção na área da Neuro(Educação), dado que visam o enriquecimento,
a estimulação, a reabilitação e o treino do potencial cognitivo da
população com Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou com
Dificuldades na Aprendizagem (DA), tendo por base um conjunto diversificado de desafios cognitivos.
A aplicação destes instrumentos objetiva a alteração do potencial
cognitivo em áreas como: competências executivas; memória; processos
atencionais; competências ou processos percetivos; evocação e registo da
informação; organização da linguagem compreensiva e expressiva;
raciocínio numérico, entre outras áreas.
Dada
a sua importância para a população considerada em desvantagem cognitiva
ou cognitivamente disfuncional, estas obras procuram assumir uma
particular importância no panorama da Educação Especial (em particular no apoio aos professores). Contudo, é igualmente extensível aos psicólogos, terapeutas e outra especificidade de técnicos que contactem diretamente com esta franja populacional. São obras igualmente direcionadas para todos os pais que pretendam maximizar o potencial cognitivo do seu educando, caso este apresente dificuldades nesta área específica.
São instrumentos de caráter teórico-prático – com maior ênfase no último – para que possam ser aplicados quer em contexto escolar, quer em contexto institucional, quer ainda em contexto familiar.
Data e Horário: 18 de março 2017 (sábado), das 10 às 17 h
Local: Escola Superior Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)
Objetivos
- Apresentar uma breve contextualização / enquadramento temático;
- Proceder a uma breve abordagem às principais bases teóricas das obras;
- Sensibilizar os formandos para a relevância desta temática;
-
Promover a vivência de situações práticas de análise aos dois
instrumentos psicopedagógicos, através do seu contacto direto, análise,
manuseamento e realização de alguns desafios cognitivos;
- Proporcionar aos formandos ferramentas de apoio, nesta área específica;
- Contribuir para a melhoria das práticas psicopedagógicas.
Conteúdos Programáticos
1. Instrumentos psicopedagógicos Sebenta MegaMente & Compêndio AptaMente
- A origem científica dos instrumentos – breve abordagem
- Os fatores basilares à sua construção
- Potencialidades e limitações à sua aplicabilidade
2. Processamento e integração do potencial cognitivo
- Processamento e integração do potencial cognitivo – breve abordagem
- Conceptualização de Défice Cognitivo moderado – breve abordagem
- Conceptualização de Dificuldades de Aprendizagem – breve abordagem
3. Contributos da Ciência de maior significância na construção das obras
- Contributos Vygotskeanos
- Contributos Feuersteneanos
- Contributos Piagetianos
- Outros contributos da Ciência
4. Os instrumentos Sebenta MegaMente & Compêndio AptaMente
- Apresentação da estrutura de cada obra
- Objetivos científico-psicopedagógicos
- Sebenta MegaMente-Apresentação e Utilização
- Compêndio AptaMente - Apresentação e Utilização
Formador
Prof. Doutora Fernanda Bastos
- Doutorada em Educação;
- Mestre em Educação Especial;
- Especializada em Educação Especial no domínio Cognitivo e Motor;
- Professora e Coordenadora de Educação Especial;
- Licenciada em Educação;
- Professora Adjunta Convidada a lecionar o Mestrado em Educação Especial na Escola Superior de Educação de Castelo Branco;
- Autora das obras Sebenta MegaMente e Compêndio AptaMente.
Metodologia
A sessão estruturar-se-á da seguinte forma:
- Uma componente teórica
complementada por meios audiovisuais, envolvendo uma metodologia de
caráter expositivo assente na reflexão, na partilha de experiências e no
debate referente à temática, à própria natureza e ao propósito de cada
um dos instrumentos.
- Uma componente prática, tendo por base o contacto e a manipulação dos dois instrumentos [Sebenta MegaMente & Compêndio AptaMente]
com a consequente realização de desafios cognitivos, para melhor
compreensão e ulterior aplicação em contexto relacional e interventivo.
Nota Informativa
Esta
formação/workshop pressupõe a aquisição das obras, uma vez que a
componente prática da sessão tem por base o contacto e a manipulação das
mesmas para melhor compreensão sobre a sua conceptualização e prática.
Os formandos terão um desconto de 20%. Saiba mais clicando aqui.
Destinatários
- Professores de Educação Especial e Estudantes de cursos das áreas de Educação Especial;
- Professores de todos os níveis (educação e de ensino);
- Psicólogos e Estudantes de cursos de Psicologia;
- Pais ou outros elementos familiares;
- Outros elementos interessados nesta área..
Nº de participantes
35 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)
Preço de Inscrição
Até 11 Mar. 2017 - 75 €; Após 11 Mar. 2017 - 100 €
- Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (28 fev. e 30 mar. ’17).
Nota: O(s) cheque(s) deve(m) ser passado(s) à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.
Em Alternativa, pode efetuar o pagamento por transferência bancária. O nosso NIB
é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Neste caso, solicitamos que nos envie o
comprovativo da transferência, para que tenhamos conhecimento da
proveniência do dinheiro (pode ser por email).
Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão integralmente devolvidos.
Organização e Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Visite www.oficinadidactica.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.