sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Reunião com Coordenadora da EB1 das Barrocas

No passado dia 27 de Outubro a APEVECA reuniu com a Coordenadora da EB1 das Barrocas. Dessa reunião deixamos um pequeno resumo.


1. Apresentação da nova equipa

2. Lista de representantes e contactos
Foi pedida a lista de representantes com os respectivos contactos. A coordenadora só tinha a lista com os telefones mas ficou de pedir a todos os docentes os emails dos representantes.

3. AECs
Foi pedido o relatório efectuado, no ano anterior, ao desenvolvimento das AECs. Falámos sobre um possível inquérito a ser distribuído aos pais (1 por período) para efectuar um levantamento das suas opiniões. A APEVECA ficou responsável pela elaboração desse inquérito

4. Plano de Actividades da APEVECA / Escola
A Coordenadora disponibilizou o Plano de Actividades da Escola e informou que, segundo a lei, só poderão interromper as actividades lectivas 2 dias no ano lectivo. Por decisão do conselho de docentes esses dias serão a Festa de Natal e a Festa de Final de Ano. A APEVECA informou que pretende realizar, à semelhança do ano anterior, a Tarde Desportiva e a Festa do Dia Mundial da Criança. A APEVECA disponibilizou-se para apoiar nas Festas realizadas na Escola pedindo, no entanto, para sermos informados do que está previsto com algum tempo. A coordenadora informou que em relação à Festa de Natal a mesma será falado no próximo conselho de docentes a realizar no início de Novembro. A APEVECA relembrou mais uma vez as condições precárias que a escola oferece para a realização da festa de Final de Ano, disponibilizando-se para, em conjunto com a escola, pensar noutras alternativas.

5. Almoços
A APEVECA agradeceu à coordenadora por esta nos disponibilizar as ementas uma vez que a Gertal não responde a qualquer um dos nossos emails nesse sentido. A coordenadora informou que, na sequência da solicitação de alguns pais, tinha pedido à Gertal a ementa vegetariana e foi informada por estes que tal não estava previsto. Uma vez que este contacto tinha sido informal ficou de efectuar um contacto formal (ofício) com a empresa a pedir que tal seja elaborado. Informou também que diariamente faz uma avaliação das refeições. A Gertal disponibilizou um questionário que é preenchido pela coordenadora diariamente e enviado à empresa quinzenalmente. A APEVECA propôs que tal inquérito fosse também enviado à CMA. De uma maneira geral a avaliação efectuada pela coordenadora é boa.

6. Plano de contingência da Escola
Foi facultado o Plano de Contingência da Escola

7. Plano de Emergência da Escola
A coordenadora informou que no Plano de Actividades do Agrupamento faz parte a realização deste Plano. A APEVECA questionou se realmente tal seria efectuado uma vez que, pelos menos há 3 anos, o mesmo está para ser elaborado. A coordenadora informou que na próxima reunião de Coordenadores (a realizar no início de Novembro) tal questão será abordada.

8. Necessidades da Escola (equipamento / material didáctico)
A coordenadora informou que em termos de materiais/equipamento a escola necessitaria de materiais para as crianças brincarem no recreio (bolas, raquetes, cordas grandes e individuais, ringues), um videoprojector, máquina de lavar loiça e material didáctico de matemática (este ficou de concretizar exactamente qual).

9. Receita do Espectáculo do Teatro Aveirense
A APEVECA informou que, tal como se comprometeu, quer investir a receita do Espectáculo do Teatro Aveirense na requalificação do espaço exterior. Relembrámos que a Educadora Conceição já nos tinha falado na cabana. A Coordenadora confirmou que seria um dos equipamentos que gostariam de oferecer aos meninos mas que tal estaria dependente do arranjo do chão no espaço onde tal cabana ficaria (já solicitado à CMA). A APEVECA propôs que se realizasse um projecto concreto desse espaço para ser apresentado à CMA.

10. Principais problemas identificados
Os principais problemas identificados tanto pela Coordenadora como a APEVECA foram: inexistência de um telheiro para as crianças em tempo de chuva, piso exterior, espaço envolvente do parque infantil – grades e cantos de cimento - e refeitório. A APEVECA propôs-se a estabelecer os contactos necessários com a CMA para a resolução urgente destes problemas.

11. Lanches
A APEVECA informou que, à semelhança do que acontece na EB1 da Vera-Cruz, se disponibiliza para implementar o serviço de pão na escola (foi informado que este serviço consiste na venda de pão, ao preço mínimo, no lanche da manhã). A APEVECA propôs também que, à semelhança do que já acontece noutras escolas, o pão e fruta sobrantes do almoço sejam distribuídos, gratuitamente, no intervalo das 15h30, aos alunos que estejam a frequentar as actividades de enriquecimento curricular. A Coordenadora ficou de levar estes 2 assuntos ao conselho de docentes.

12. Outros assuntos
A coordenadora informou que o Projecto da Horta, a implementar na parte de trás do edifício da escola, mas também para o JI, já foi analisado com a CMA e que irá avançar. Informou também que o quadro interactivo existente na escola não se encontra a funcionar mas que um pai se disponibilizou para o ver.
Deu conhecimento que estão a tentar organizar, para o Dia de S. Martinho, a deslocação de um assador de castanhas à escola (foi efectuado um pedido de apoio à Junta de Freguesia que aguarda resposta).
Por fim a coordenadora deu conhecimento dos 6 ofícios já enviados à CMA a informar de alguns problemas/faltas que ocorrem na escola (nomeadamente estores avariados, nivelamento do terreno que envolve o parque infantil, nivelamento e preparação do terreno para colocação da cabana (à entrada da escola), nivelamento e colocação de relva no terreno em frente ao edifício do JI, colocação de sebe à volta de toda a escola, arranjo de janelas no JI e solicitação de louça que se encontra em falta no refeitório)."

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