sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Reunião com a Direcção do Agrupamento de Escolas

A APEVECA foi convocada, pela Direcção do Agrupamento de Escolas de Aveiro, para uma reunião, com as restantes Associações de Pais do Agrupamento, para uma reunião que se realizou no passado dia 19 e cuja ordem de trabalhos era:

- Apresentação dos novos membros;
- Eleição do representante das Associações de Pais no Conselho Pedagógico;
- Outros assuntos pertinentes para a vida de cada uma dos estabelecimentos de ensino.

Estiveram presentes representantes das Associações de Pais da EB1 da Glória, da EB1 da Vera-Cruz e EB1 e JI das Barrocas (APEVECA), da EB1 de Santiago e EB2/3 João Afonso.

O Director enquadrou a eleição do representante dos pais no Conselho Pedagógico (CP), distribuindo o Regulamento Interno do Agrupamento. Informou que, normalmente, a reunião do CP se realiza na 1ª quarta-feira de cada mês, e que a próxima se realizará no dia 3 de Novembro. Destacou o papel que o Representante tem nomeadamente no que respeita: à responsabilidade de representar cerca de 2000 pais e à obrigatoriedade de “desmultiplicar” a informação.

O Director do Agrupamento informou ainda que as APs poderão propor assuntos para a ordem de trabalhos das reuniões do CP. Informou ainda que, a qualquer momento, as APs podem decidir substituir o seu representante no CP.

A Associação de Pais da Glória e de Santiago informaram que não tinham nenhum nome a propor, a Associação da EB2,3 informou que, por irem realizar-se eleições na Associação, não queriam avançar com nenhuma proposta e a APEVECA propôs o nome do Pedro Lapa, tendo este sido aceite por todas as Associações.

Seguidamente foi distribuído o Plano de Actividades do Agrupamento.

Foi também distribuída aos presentes a Portaria nº 1049-A/2008 que regulamenta os critérios e respectiva fórmula para a determinação da dotação máxima de referência do pessoal não docente por agrupamento. De salientar, nesse sentido, a existência de 0,5 assistentes a mais na EB1 da Vera-Cruz e 0,5 assistentes a menos na EB1 das Barrocas. (A APEVECA teve, entretanto, conhecimento que neste momento a EB1 das Barrocas tem 1 assistente a menos que rescindiu o contrato).

Ainda no que se refere a este assunto, o Agrupamento informou que a CMA deu conhecimento de que colocação de pessoal não docente no 1º, 2º e 3º Ciclos é da responsabilidade da DREC. A Câmara apenas tem à sua responsabilidade a colocação de pessoal não docente nos Jardins de Infância.

Outro dos assuntos abordado foi o dos almoços. À semelhança do que acontece na Vera-Cruz também em Santiago as ementas que são afixadas não são iguais às que constam no site. Desta discrepância o Agrupamento deu já informação à CMA.

Todos concordaram que as APs podem fazer o acompanhamento das refeições. Foi questionado se o Agrupamento tinha informação relativa ao caderno de encargos que a empresa deve cumprir (onde conste o nº de funcionárias que devem estar em cada escola, a quantidade de comida, etc….). O Agrupamento informou que não possui esse documento. Entretanto a APEVECA já o solicitou à CMA, não tendo tido até ao momento resposta ao pedido.

A APEVECA questionou a possibilidade de ser dado leite branco, em substituição do leite com chocolate às crianças que assim o desejassem. O Agrupamento informou que estão neste momento a abrir um concurso para aquisição do leite e iriam estudar essa possibilidade, dado o nº reduzido de crianças que o beberiam.

A APEVECA abordou também a questão do papel higiénico nas casas de banho. O Agrupamento informou que o papel não se encontra nas casas de banho dado que várias vezes acontece que as sanitas ficam entupidas dado o volume de papel gasto. A APEVECA questionou qual o procedimento existente nas restantes escolas e o procedimento é o mesmo que acontece nas Barrocas e Vera-Cruz (o papel é disponibilizado na sala de aula ou junto do pessoal não docente).

No que diz respeito aos Projectos de Requalificação, o Director informou que tem conhecimento que a CMA concorrerá a verbas do QREN para a requalificação da EB1 da Vera-Cruz (concurso que decorre até ao dia 28 de Outubro). Quanto à requalificação das Barrocas não tem qualquer informação.

Foi proposto pela Associação da EB2/3 que ao pessoal não docente fosse disponibilizada formação na área dos primeiros socorros, tendo a proposta sido acolhida pelo Agrupamento.

Por fim o Director informou que irá reunir individualmente com cada uma das Associações para, em conjunto, serem analisadas questões mais concretas de cada uma das escolas.

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