segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Concurso de Ideias



No mês de Março, as crianças das escolas do Ensino Básico e Jardim de Infância da Vera Cruz e das Barrocas vão participar num concurso de ideias promovido pela APEVECA, conforme regulamento,  para a realização de um logótipo que será, no futuro, a imagem desta Associação de Pais.

Tão ou mais importante que o resultado, cremos que este concurso poderá constituir uma oportunidade para crianças, professores e pais exercitarem em conjunto capacidades criativas no domínio da comunicação visual e da expressão plástica.

É também uma excelente oportunidade para as nossas Escolas (Barrocas e Vera Cruz) afirmarem uma identidade comum em torno de um desafio. Afinal, alunos, professores e pais, todos são chamados à construção de uma comunidade escolar rica e inclusiva!

Mas como poderão os pais participar no concurso, se o trabalho das crianças vai ser desenvolvido na sala de aula e coordenado pelos professores de cada turma? Pensamos que há algumas oportunidades que não podem ser ignoradas, senão, vejamos:

- Enunciando o problema aos educandos, falando-lhes da necessidade de identificar a Associação de Pais e o que dela conhecem. Estimulando, por exemplo, a percepcão que as criancas têm do que tem sido a participação dos pais na vida da Escola: pinturas no recreio, jogos, contribuições no projecto "tempo de dar tempo", jardim feliz, manutenção do espaco, tarde desportiva, magusto, festa do final de ano, ou o simples acto de as levar todos os dias à Escola e cumprimentar a professora ou a auxiliar ao portão...

- Colaborando com os filhos na breve pesquisa de imagens de outros logótipos de outras associações de pais. Aqui, o "Magalhães" poderá ser um instrumento útil.

- Tal como os professores, os pais também sabem desenhar, mas alguns já se esqueceram de que sabem...As estratégias para a realização dos trabalhos dependem dos recursos disponíveis. Desde a pintura, a colagem (papel de lustro, tecidos, excertos coloridos de revistas, marcadores, tintas), passando pela modelagem em plasticina, ou mistura de várias técnicas. Como técnicas "finais", desaconselhamos o desenho com lápis de cor. É importante experimentar, voltar atrás, abandonar algumas ideias, avaliar. Façam experiências com os vossos filhos!

Ao trabalho vencedor será atribuída uma bicicleta, ao segundo lugar um par de patins e ao terceiro lugar um leitor de MP3. A turma do trabalho vencedor receberá um prémio surpresa. No final será feita uma exposição nas escolas onde poderão ser apreciados os trabalhos de todas as crianças.

Resta-nos desejar a todos...

BOM TRABALHO E BOM PROVEITO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.