quarta-feira, 25 de maio de 2011

Carta Aberta - EB1 da Vera-Cruz

A APEVECA enviou hoje, aos seus destinatários, a carta que abaixo divulgamos. Esta é mais uma forma de tentarmos que os problemas sejam resolvidos, depois de todas as tentativas mais privadas que temos vindo a realizar ao longo dos vários meses e que se tornaram infrutíferas.
A mesma será distribuída amanhã, pelos elementos da APEVECA, a todos os pais da EB1 da Vera-Cruz.

 
Carta Aberta

Ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Aveiro
Prof. Carlos Magalhães
Ao Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Dr. Élio Maia
Ao Presidente da Junta de Freguesia da Vera Cruz
Sr. João Barbosa
À Diretora Regional de Educação do Centro
Dr.ª Helena Libório
À Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga II – Unidade de Saúde Pública - Centro de Saúde de Aveiro
Dr.ª Fernanda Loureiro
Serviço Municipal de Proteção Civil
Dr. Miguel Soares Fernandes
....
No início deste ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Aveiro deu conhecimento a esta Associação de Pais do Relatório de Vistoria efetuado às Escolas e Jardim de Infância da Vera Cruz e Barrocas, realizado em julho de 2010 pelo Agrupamento ACES Baixo Vouga II - Unidade de Saúde Pública.
Tal relatório identificou um conjunto de problemas que são causa, alguns de desconforto, outros de risco para a saúde dos utilizadores.

Em particular, na Escola da Vera Cruz, grande parte das situações identificadas não foram ainda resolvidas. Destas, sublinhamos as que seguem:

1. A queda sistemática e iminente de peças do revestimento cerâmico das paredes do edifício. Tal constitui um perigo permanente para Professores, Assistentes, Pais e sobretudo Crianças.
2. A inexistência de plantas de emergência, posicionamento irregular de extintores, avaria dos meios de deteção de incêndio e insuficiente sinalização de segurança (indicação de saída). A não resolução destas falhas agrava o risco em caso de acidente ou incêndio. Nesta escola o problema persiste, apesar das diligências desta associação de pais que, desde há 8 anos, o tem vindo a participar.
3. A inexistência de um Refeitório, facto que obriga os alunos a almoçar, ou no Laboratório, um espaço desadequado e com ventilação deficiente, ou no edifício da Junta de Freguesia, o que implica uma significativa deslocação a pé que, especialmente no inverno, é de todo desaconselhável.

Estes problemas são causa de forte preocupação para esta Associação de Pais.
A nossa expectativa é de que a remodelação prevista para esta escola os resolverá. No entanto, dada a incerteza quanto à data do seu início, consideramos que deverá haver uma intervenção urgente para a sua resolução. Desde dezembro do ano passado, temos vindo a interpelar a Direção do Agrupamento, e com esta, a entidade responsável pela manutenção do edifício - a Câmara Municipal. Até hoje não obtivemos uma resposta conclusiva.

Assim sendo, vimos tornar público o nosso apelo para que, junto das entidades responsáveis, possamos todos contribuir para a resolução destes problemas que, de forma incompreensível e irregular, persistem e comprometem a segurança das nossas Escolas.


http://www.terranova.pt/index.php?idNoticia=9790

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.