terça-feira, 17 de março de 2015

ECLIPSE SOLAR (20 de março) : regras de segurança

Caros Encarregados de Educação :


Como é do conhecimento público, no próximo dia 20 de março de 2015, irá ocorrer um eclipse total do sol, visível parcialmente em Portugal.
Está previsto que a duração do eclipse ocorra das 8h às 10h, atingindo o pico máximo cerca das 9h.

As percentagens de área solar coberta variam de distrito para distrito (62% a 74%),bem como os instantes em que o eclipse se inicia, termina e atinge o seu máximo.
Este fenómeno desperta naturalmente a curiosidade de todos mas, sobretudo e com especial relevo as nossas crianças e jovens e, presta-se a ser discutido no contexto de sala de aula, designadamente no que se refere à sua explicação científica.

Contudo, há que alertar principalmente as crianças para os perigos da observação deste fenómeno se não forem efetuadas as necessárias precauções.

A observação do Sol requer procedimentos de segurança corretos que, a não serem observados, terão como consequência graves riscos para a visão humana, e, no limite, a cegueira.

Neste âmbito, a Direção-Geral da Educação, em parceria com o Observatório Astronómico de Lisboa e com a colaboração da Direção-Geral da Saúde, elaborou uma informação pormenorizada sobre o eclipse do Sol e sobre os cuidados de prevenção a observar perante este fenómeno.
Este documento foi elaborado sob a coordenação do Professor Doutor Rui Agostinho, especialista de renome na área da Astronomia e Diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.

Agradecemos portanto que tomem as devidas providências para que sigam estritamente as mais elementares regras de segurança


Cumprimentos Associativos,
APEVECA 
Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas Básicas e Jardins de Infância da Vera Cruz e Barrocas de Aveiro
Rua do 1º Visconde da Granja, n.º2
3800-244 AVEIRO
Telemóvel 93 923 19 02
E-mail: apeveca@gmail.com
Site: http://www.apeveca.pt
Facebook: http://www.facebook.com/apeveca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.