quinta-feira, 7 de maio de 2015

ESPAÇO BISCOITO : sessão do Poetry Slam Aveiro

No dia 9 de Maio no Atelier Biscoito às 22h, acontece mais uma sessão do Poetry Slam Aveiro
Teremos a participação da nossa convidada Ana Salgueiro, nome que lhe recomendaram quando foi para o GRETUA, Grupo Experimental de Teatro de Aveiro, em 1986. Por ser mais…’artístico’. E quem tem a mania que é artista gosta disso.
Ainda antes de vir para Aveiro, em Lisboa, depois de ler a Seara de Vento do Manuel da Fonseca que era leitura obrigatória no liceu, foi à feira do livro e pediu mais livros do Manuel da Fonseca. E ficou fascinada com a sua poesia, com toda a poesia. Amores da adolescência ajudaram e começou a escrever páginas e páginas de poemas desesperados de descoberta dos outros e do eu, que hoje a fazem sorrir.
Depois de estar em Aveiro continuou o fascínio pela escrita, toda ela. Nunca teve tempo para esse exercício como gostaria porque para além do curso, entrou no GRETUA. Mas continuou a escrever, sempre. Depois chegou às peças de teatro, várias. Depois livros para crianças, ainda só um, mas à espera dos seus irmãos.
Os filhos, a família e os amigos, são a sua mais preciosa inspiração, capazes de a fazer sentir quase tudo. A arte em geral, a literatura e o teatro em particular iluminam os seus dias, que apesar de não serem cinzentos, são carregados de outros afazeres de que também gosta e cujas arestas mais agrestes são limadas através do seu uso como inspiração.
Acha que a poesia está nas coisas e nos olhares sobre as coisas, está ali para que nós a experimentemos deixando que flutue cá dentro, para voltar a sair em suave névoa, como se de um sonho se tratasse.
Ouvimos a voz da nossa alma quando dizemos Poesia. É bastante assustador mas lá nos aguentamos.

O Poetry Slam é uma prática artística global que se afirma como um movimento alternativo e que tem como base a performance e a poesia original dos participantes. Não há temas ou estilos, pois cada um é que define a sua forma de expressão. A palavra Slam refere-se hoje em dia a uma poesia autoral, escrita para ser dita.
Slam Poetry” assume o formato de competição, com um tempo limitado de 3 minutos para cada slammer realizar a sua apresentação, o júri é constituído por membros do público que pontuam cada apresentação de 0 a 10. As performances devem ter a ausência de música e acessórios. Os participantes devem preparar 3 poemas de sua autoria para apresentar numa performance de 3 minutos, um quarto poema também deverá ser preparado para apresentação no caso de existir empate.
Contamos com a vossa presença.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte e-mail: poetryslamaveiro@gmail.com, indicando nome, e-mail e contacto telefónico.
Segue o regulamento para conhecimento de todos.

Contamos com a vossa participação!

Saudações slammers,

Equipa Poetry Slam Aveiro

REGULAMENTO SLAM POETRY AVEIRO
1) Os/as concorrentes têm deter mais de 16 anos e podem apresentar-se individualmente ou em equipa;
2) Os poemas podem abordar qualquer tema em qualquer estilo;
3) Os poemas devem ser originais (da autoria dos/as concorrentes);
4) Nenhum poema deve ultrapassar os três minutos (as performances serão cronometradas);
5) Se a regrados três minutos for infringida por um poeta durante a sua actuação, este terá 10 segundos de tolerância; Caso ultrapasse os 3 minutos e 10 segundos, o poeta verá o seu resultado final penalizado, segundo o seguinte esquema: 0,5 pontos por cada período de 10 segundos acima de 3 min. e 10 seg.
6) Não é permitido: a utilização de instrumentos musicais ou música pré-gravada (a não ser a música possível de ser criada com o próprio corpo), cenários, recurso a acessórios, disfarces ou máscaras (o poeta deverá vestir as roupas que usa no seu dia-a-dia);
7) Cada poeta que participa no Poetry Slam Aveiro deverá preparar pelo menos 3 poemas de sua autoria (os poetas não podem repetir duas vezes o mesmo poema, excepto na final);
8) O júri é composto por 3 a 5 elementos escolhidos/as de entre o público presente em cada sessão. No término de cada performance,cada elemento do júri atribuir-lhe-á uma pontuação numa escala de 0,00 a 10,00;
9) Os/as elementos do júri serão encorajados a utilizar decimais após a vírgula de forma a desempatar poemas cujas notas sejam demasiado próximas;
10) O júri tem de ter em conta a performance do/a poeta e o conteúdo do poema;
11) O concurso desenrola-se por eliminatórias da seguinte forma:
11.1) – Primeira etapa com todos/as os/as poetas concorrentes. Os/as 4 poetas com maior pontuação passam à meia-final;
11.2) – Meia-final: dos/as 4 seleccionados/as serão escolhidos/as 2 para a final;
11.3) – Final: com os/as 2 com maior pontuação;
11.4) – Performance final do/a vencedor/a.
12) A decisão do júri é final. Os/as concorrentes não poderão recorrer dos resultados das pontuações atribuídas pelo júri.
13) O/a vencedor/a receberá um prémio simbólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.