quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dê-nos a sua opinião: As AEC's

Numa das reuniões que a APEVECA dinamizou com os Representantes de Turma, foram levantadas questões pertinentes quanto ao funcionamento das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC's):
- Como é que os Encarregados de Educação podem conhecer, acompanhar e participar do processo?
- Em que condições podem contactar os professores das AEC's?
- Quais são os objectivos?


Posteriormente em reunião com o Agrupamento foram apresentadas as respostas (por parte deste) a algumas das questões:

- Os objectivos são determinados pelo Ministério da Educação, existindo em cada um dos Estabelecimentos de Ensino um dossier com todos os objectivos para consulta por parte de qualquer interessado.
- O professor titular da turma é sempre o responsável pela boa execução deste plano, assim como da interligação entre os diversos professores (das AEC's) e os Encarregados de Educação.

A APEVECA enquanto elemento de ligação pretende apresentar ao Agrupamento, com vista a um melhor funcionamento progressivo nos próximos anos lectivos, algumas ideias que sejam levantadas pelo Pais. Nesse sentido, gostaríamos de receber a(s) sua(s) sugestão(ões) / comentário(s).

Deixamos alguns motes:

* É importante a apresentação no inicio do ano lectivo de um documento com os princípios oientadores/objectivos programáticos de cada uma das actividades?
* Deverão estes ser mais divulgados pelo Agrupamento e pela APEVECA, por ex. através dos seus meios de comunicação digital?

* Devem os professores (das AEC's) estar presentes na reunião de apresentação, do início do ano lectivo, junto com o restante corpo docente?

* Deverão existir reuniões (gerais ou por turma?) ao longo do ano lectivo com a participação dos pais, do professor titular e dos professores/entidade promotora?

Esperamos os seus comentários, sugestões e criticas para que além de podermos melhorar, possamos participar mais activamente no processo com o Agrupamento, responsável pela implementação nas nossas escolas.

4 comentários:

  1. Novo ano, mesmas questões...
    Esperamos as opiniões e anseios dos pais sobre este assunto.

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  2. Será importante olharmos para as Atividades de Enriquecimento Curricular e Atividades de Apoio à Família com um olhar crítico pensando no que fazem as crianças depois um dia de "trabalho".
    São sempre importantes as opiniões dos pais e encarregados de educação sobre o seu "olhar" mais atento e crítico ou mais discreto.

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  3. Pais podem optar entre as Actividades de Enriquecimento Curricular ou ATL
    Os pais vão poder escolher se os filhos frequentam Actividades de Tempos Livres (ATL) ou Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Esta é uma das novidades dos protocolos de cooperação assinados entre o Governo, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), a União das Misericórdias Portuguesas e a União das Mutualidades Portuguesas.

    Entre as "medidas francamente positivas" dos protocolos, o presidente da CNIS, Lino Maia, sublinhou "o direito de escolha para os pais de poderem pôr os filhos a frequentar um ATL". Segundo Lino Maia, esta possibilidade pode fazer com que algumas escolas deixem de ter AEC: "Havia autarquias que estavam com dificuldades nas transferências financeiras e desta forma poderá resolver-se o problema". Lino Maia lembra que "a tendência para optar pelos ATL já vinha acontecendo" e que passar a contemplar o direito de escolha faz mais sentido, uma vez que existe "na comunidade quem preste um serviço mais barato".

    A polémica em tornos das AEC começou no início do ano lectivo quando as associações de pais alertaram para os perigos de os cortes orçamentais ditarem o fim da escola a tempo inteiro, isto depois de uma autarquia (Lamego) ter avisado que não tinha capacidade financeira para continuar com o projecto e por isso iria devolver essa responsabilidade ao Ministério da Educação e Ciência (MEC).

    O MEC sempre garantiu que as Actividades de Enriquecimento Curricular iriam continuar a existir apesar de, em Novembro, ter admitido que o modelo em vigor poderia vir a ser alterado. Criadas em 2006, as AEC permitiram dar gratuitamente a todos os alunos do 1º ciclo um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo e, ao mesmo tempo, alargar o horário escolar até as 17:30.

    Data: 2012-01-18
    http://www.solidariedade.pt/sartigo/index.php?x=4817

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  4. Novo ano lectivo, novas regras, novos horários, com projecto de parcerias ignorado ou rejeitado pelo Ministério. Voltamos à estaca (quase) zero.
    Qual o poder de escolha dos pais? Quem é responsável pela oferta em cada escola?
    E quanto à Componente de Apoio à Família? As perguntas são as mesmas...
    um bem-haja!!!

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