sexta-feira, 16 de maio de 2014

4º Simpósio Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção – PHDA: diagnóstico, avaliação, comorbilidades e intervenção

A PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO (PHDA) foi durante muitos anos mal compreendida, estigmatizada e mesmo negada como perturbação de grande importância social, continuando ainda hoje a ser alvo de muitos equívocos, mesmo entre profissionais.
A investigação científica mais recente, confirma a PHDA como a perturbação do neurodesenvolvimento mais comum em crianças de todo o mundo e o problema comportamental mais referenciado a profissionais de saúde, responsável por custos económicos directos e indirectos superiores aos da depressão, toxicodependência ou acidentes vasculares cerebrais.
O tratamento adequado da PHDA melhora significativamente o funcionamento dos indivíduos portadores e reduz de forma significativa complicações académicas, comportamentais e psiquiátricas, no adolescente e adulto.
A organização espera, com a realização de mais este simpósio, continuar a contribuir para uma maior consciencialização desta patologia, assim como melhorar conhecimentos e prática dos profissionais dedicados à PHDA e suas complicações.

Local: Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra
Data: 13-06-2014 | das 14h30 às 19h.
Destinatários: Pais, técnicos, professores e educadores.

Faça aqui download do programa/inscrição do 4º SIMPÓSIO e também da inscrição no WORKSHOP SATÉLITE:
Programa 4 PHDA_vf
inscrição_4º simpósio phda




Um comentário:

  1. Olá pais e mães as crianças com síndrome de asperger são muito inteligentes mas a área comportamental é a mais difícil de contornar ,são pequenos lideres , e somente querem fazer o que querem seja ou não socialmente correto ou seja definem as suas próprias regras ,são muito sensitivos , e tem uma criatividades extra , o seu qi pode ser muito elevado apenas numa área que constitui obsessão ,mas noutras muito abaixo da media , são crianças que esgotam os olhos e prestam atenção aos pormenores , gostam de crianças mais novas , para lhes dar proteção . Não necessitam de estar a ser orientadas ou inferiorizadas porque se vão agarrar a isso para manipular para fazerem o que querem . Para mim como mãe foi muito estranho saber que existem crianças tão inteligentes ao ponto de dominarem o nosso comportamento como pais , trabalhar em casa actividades da escola ,trabalhos de casa é uma guerra , faze-los comer sozinhos em casa outra guerrea , querem as atenções constantemente em cima deles . Ao ponto de se falarmos com outra pessoa ,estar sempre a provocar algo para olharmos para ele , é um desafio , mas sei que saindo do jardim de infância , para a escola primaria vai ainda ser mais uma luta , porque infelizmente quem é diferente é rotulado de deficiente ... vá -se lá entender a sociedade ,constituída pelos pais e mães que também descriminam e como sei disso e depois os avaliadores de quantidade e qualidade de inteligência ,cujo conceito ainda esta indefinido.. só um desabafo !

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.